voltar à página inicial
Contactos e horário | Mapa do Site
Início > A Instituição
eNewsletter
Subscreva e receba as nossas novidades por E-mail:
Nome:
Email:
Subscrever Editar Registo
Mensagem do Provedor

Conscientes de que os tempos não vão para grandes comemorações o provedor e os mesários da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro decidiram aproveitar o aniversário de quinhentos e quinze anos para procederem a uma singela homenagem a todos aqueles que, ao longo dos séculos, permitiram a nossa presença hoje aqui para que, com a magnífica herança do passado, possamos encarar o futuro com coragem e esperança.

Acabamos de abrir a nossa primeira exposição, documental, onde se podem observar os diversos Compromissos, atas, livros, escrituras, diplomas, bulas, provisões régias e muitos outros documentos que constituem o património desta Santa Casa. Foram muitos os que se preocuparam em elaborar inventários das “papeladas” dos nossos arquivos, permitindo que exista uma ideia de quanto se foi perdendo ao longo dos séculos, as eventuais causas dessa perda e, sobretudo, o incalculável prejuízo que ela significa. Como consequência de períodos de enorme carência ou de grande agitação social a verdade é que a férrea vontade dos irmãos de tudo registar e guardar, sofreu alguns inesperados golpes que levaram ao desaparecimento de muitos documentos e outro património. Hoje é possível a consulta de qualquer documento através do nosso sítio na internet, onde se encontram catalogados e acessíveis.

A Misericórdia de Aveiro, ciente do seu Compromisso, procurou, ao longo dos séculos, prestar à comunidade auxílio privilegiando os mais necessitados – os pobres dos mais pobres -, pedindo para dar.

Na pessoa dos Provedores queremos homenagear todos os Mesários e Irmãos que nos fizeram chegar até aqui, dando conta, em exposição a inaugurar em meados de dezembro próximo na nossa Galeria, onde se poderá observar a listagem dos seus nomes, quadros e fotografias que constituem o nosso acervo. Permitam-nos que refira os Senhores Bispos de Aveiro, que de 1775 a 1822, aqui tiveram a sua sede episcopal, encontrando-se os dois primeiros, D. António Ferreira Gameiro e D. António José Cordeiro aqui sepultados.

Nesta hora prestamos homenagem aos amigos desta Santa Casa que voluntariamente nos ajudam a tornar mais fácil a nossa missão. Permitam-nos que sejam referidos o Dr. João Gamboa que ao longo dos anos vem presidindo ao nosso coro e que nos presenteou com o Hino da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, webmastewwwaos elementos do coro da Igreja da Misericórdia, à Dra. Marília Canhoto que igualmente nos acompanha todos os domingos e ao Professor Doutor Domingos Peixoto que desde há muito nos aconselha. Um bem-haja aos elementos da AMA e a todos os voluntários pelo zelo e boa vontade colocados no desempenho das suas tarefas e, por último, uma palavra aos nossos colaboradores pelo carinho que colocaram nesta singela comemoração.

O provedor, a mesa administrativa e os restantes órgãos sociais tudo farão para que o glorioso passado da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro impulsione um futuro que todos queremos auspicioso. Sabemos que, como sempre, teremos de pedir para dar. Contem connosco.


O Provedor

Dr. Lacerda Pais

Última actualização 17-11-17